Soja

O Brasil está esmagamento menos soja. A constatação é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) que atualizou suas estatísticas mensais para o complexo soja. Pelas contas da entidade que representa as maiores empresas do segmento, o volume do grão que foi processado no mercado interno em agosto recuou cerca de 3,3% em relação ao que havia sido registrado em agosto de 2020.

Entre as esmagadoras que abrem seus números para a Abiove – cerca de 85% do mercado total –, o volume processado chega a 3,35 milhões de toneladas. Isso permite estimar que o volume real de esmagamento se aproximou de 3,95 milhões de toneladas.

No ano passado, o Brasil esmagou um pouco mais de 4,10 milhões de toneladas.

No somatório de janeiro a agosto, a estimativa da entidade é que um pouco menos de 31,6 milhões de toneladas tenham sido esmagados no mercado interno. Em 2020, o montante passava dos 32 milhões. A queda foi de 1,5%.

Para o ano, a Abiove estima que o país vai processar um total de 46,5 milhões de toneladas; abaixo dos 46,8 milhões de toneladas de 2020.

Em nota distribuída à imprensa, a Abiove apontou os seguidos cortes na mistura de biodiesel como a razão da queda. “De forma geral, a redução do processamento no Brasil em um ano de safra recorde e expressivo estoque final da soja em grão, decorre das intervenções realizadas pelo governo na mistura de biodiesel”, diz o texto. 

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Veja mais